11 4512-5972

ESGOTO

Através de Lei Federal n.º 11.445/2007, esta temática passou a ser considerada componente do Saneamento Básico.

Conjunto de atividades que visa o esgotamento com rapidez e segurança das águas residuárias indesejáveis, mediante a construção de conjunto estrutural que compreende canalizações coletoras, unidades de tratamento, obras de transporte e de lançamento final, além de uma série de órgãos acessórios indispensáveis para que o sistema funcione e seja operado com eficiência.

Esse conjunto de obras para coletar, transportar, tratar e dar o destino final adequado às vazões de esgotos, compõem o que se denomina de Sistema de Esgotos.

O conjunto de condutos e obras destinados a coletar e transportar as vazões para um determinado  local  de  convergência é  denominado  de  Rede Coletora de Esgotos. 

Seus benefícios, dentre outros, são a conservação dos recursos naturais; melhoria das condições sanitárias locais; eliminação de focos de contaminação e poluição; eliminação de problemas estéticos desagradáveis; redução das doenças ocasionadas pela água contaminada; redução dos recursos aplicados no tratamento de doenças; diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento.

No município de Mauá, as atividades ligadas ao esgotamento sanitário são realizadas pela ODEBRECHT Ambiental Mauá/SP, mediante Concessão por um período de 30 (trinta) anos.