11 4512-5972

ÁGUA

Importante componente do sistema de Saneamento Básico, nos termos da Lei Federal n.º 11.445/2007.
 
Trata-se de procedimento que se inicia pela captação da água bruta do meio ambiente, e que depois de adequado tratamento para torná-la potável é distribuída aos consumidores, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades de consumo.
 
O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviço público, consumo industrial e outros usos".
 
Este sistema é composto por várias etapas até que a água chegue às torneiras dos consumidores, sendo elas:
 
1) Captação: a água bruta é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços);
2) Adução: a água captada nos mananciais é bombeada até as ETAs (Estações de Tratamento de Água) para que possa ter tratamento adequado;
3) Tratamento: através de uma série de processos químicos e físicos, a água bruta se torna potável para que possa ser distribuída à população;
4) Reservação: depois de tratada, a água é bombeada até reservatórios para que fique à disposição da rede distribuidora;
5) Distribuição: a parte final do sistema, onde a água é efetivamente entregue ao consumidor, pronta para ser consumida.
 
No município de Mauá são realizadas as etapas de Adução, Reservação e Distribuição, através da SAMA – Saneamento Básico do Município de Mauá.
 
As outras etapas são feitas pela SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, uma vez que são eles os fornecedores de água por atacado ao município.