11 4512-5972

OUVIDORIA

01. O que é mediação?
Mediação é um processo voluntário que, oferece aqueles que estão vivenciando, a oportunidade e o espaço adequado para solucionar questões relativas às áreas de competência da ARSEP, ou seja, abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e outros que venham a ser regulados.
As partes poderão expor seus pensamentos e terão a oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo. A ouvidoria da ARSEP é treinada, neutra e facilita um diálogo positivo, sendo todas as matérias discutidas e reveladas, protegidas pela política de sigilo e confidencialidade.  A ouvidoria falará com as partes em conjunto ou separadamente, procurará o alcance de uma solução às questões envolvidas.
02. Qual o papel da Ouvidoria da ARSEP?
O papel da ouvidoria da ARSEP é acompanhar, como representante da sociedade, toda a atividade da Agência, zelando pela qualidade e eficiência de sua atuação, bem como receber, apurar e cobrar solução para as reclamações dos usuários. É um canal permanente de comunicação disponível para prestar informações, denúncias, sugestões, críticas, reclamações e elogios sobre os serviços regulados pela Agência.
03. Quando procurar a Ouvidoria da ARSEP?

Sempre que o cidadão tiver seu direito violado ou tiver conhecimento de violação da ordem jurídica, envolvendo matéria de competência da ARSEP, poderá apresentar solicitação à Ouvidoria. Para registrar sua ocorrência na Ouvidoria ARSEP, é preciso informa o número de protocolo de atendimento fornecido pelas concessionárias.

04. Devo procurar a Ouvidoria para registrar uma reclamação sobre os serviços prestados pela concessionária de energia elétrica?
Não. Para os usuários que enfrentam problemas no relacionamento com as concessionárias prestadoras de serviços de energia elétrica, o canal apropriado para o tratamento dessas reclamações é o 156 da Prefeitura Municipal. Em segundo, deverá procurar a Ouvidoria Geral do Município, somente nos casos em que o atendimento do 156 não foi satisfatório.
05. Como entrar em contato com a Ouvidoria da ARSEP?
É possível entrar em contato com a Ouvidoria da ARSEP por:
· Telefone – 4512-5972;
· E-mail – ouvidoria@arsepmaua.sp.gov.br;
· Portal ARSEP no link: “atendimento ao cidadão”;
· Carta ou Ofício ou de forma presencial em nosso endereço: Rua Vargem Grande do Sul, 152 – Jardim Haydée – Mauá – São Paulo – CEP. 09370-250.
06. Como funciona o tratamento das manifestações registradas na Ouvidoria da ARSEP?
Após o recebimento da manifestação a Ouvidoria apura o conjunto com a área responsável o teor da manifestação recebida. Após análise concluída, encaminha a resposta ao manifestante.
07. Qual a importância das manifestações recebidas pela ARSEP?
As manifestações recebidas pela Ouvidoria são extremamente importantes para a ARSEP, pois através delas é possível identificar pontos que merecem atenção e assim aprimorar a atuação da Agência, em relação à busca da qualidade dos serviços públicos prestados.